Fred Rocha
18 de dezembro de 2015

Saia de trás da mesa!

Até poucos anos atrás era possível perceber a diferença em relação ao nível de conhecimento e acesso as informações de empresários que moram e tem suas lojas no interior daqueles da capital. Essa característica até então era justificada por vários motivos que hoje já não existem mais. Não existe distância física ou geográfica pra quem realmente quer aprender e busca conhecimento e orientação.

Quer fazer um teste? Independente do setor que você e sua empresa atue faça uma busca rápida na internet e liste a quantidade de eventos que você vai encontrar. São palestras, fóruns, workshops, conferências e cursos totalmente acessíveis. Quando uso o termo acessível utilizo a palavra em seu sentido literal. É possível encontrar e participar de grande parte desses eventos de forma gratuita e muitos na modalidade não presencial principalmente como hangouts e webinars.

E estes eventos estão espalhados por todo o país e durante o ano todo. Recentemente participei de um Cruzeiro voltado a discussão do e-commerce, iniciativa diferente que mostra que é possível ter acesso a informações e conhecimento mesmo estando em alto mar. A Feira do Empreendedor realizada pelo Sebrae é um outro bom exemplo. Realizada nas principais capitais do país o evento apresenta-se como uma oportunidade para aprender um pouco mais sobre negócios, gestão e empreendedorismo.

Em vários editoriais passados sempre defendi a ideia de que em qualquer momento que você ou sua empresa esteja orientação e planejamento nunca é demais. Por isso se você deseja ampliar sua atuação no mercado, mudar o foco dos seus investimentos ou negócio, ótimo, procure orientação, converse com consultores especialistas e estude um pouco mais antes de tomar qualquer decisão. O conhecimento é o melhor remédio para evitar o retrabalho e o insucesso.

Quem busca conhecimento encontra novas ideias, possibilidades e argumentos. É muito fácil ser absorvido pela rotina de qualquer negócio e a tendência natural é a acomodação. Ser atuante, estar antenado com o que acontece fora da sua loja exige esforço e dedicação e infelizmente é um preço que nem todo empresário está disposto a pagar.

No entanto quem cultiva o hábito de participar de eventos desenvolve uma percepção diferenciada e começa a enxergar o mercado de outra forma. E cá entre nós, atualmente só não tem acesso ao conhecimento quem não quer. Busque novas parcerias, amplie sua lista de contatos, estreite a relação com quem você admira, saía de debaixo da mesa!

Não tenha dúvida de que seu concorrente e amigos estão se preparando cada vez mais e que você tem dois caminhos que pode escolher seguir: pode continuar como e onde está e se conformar com os resultados ou correr atrás do tempo e mudar o rumo das coisas. Mais clichê do que esse ditado impossível “mas você irá colher o que plantou”, como será sua colheita?

Por Fred Rocha

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