Artigos dos amigos.
1 de setembro de 2013

A nova era da “gamificação”

É verdade que o mundo corporativo está imerso em um mar de termos técnicos, muitas vezes úteis, muitas vezes simplesmente verborrágicos e quase sempre criados pelos profissionais de marketing. Já é possível encontrar na internet até dicionários para decifrar o já popular “marketês”.Este termos foram ainda potencializados significativamente pelo surgimento e crescimento do mercado do marketing digital ou marketing on-line, que por si só já é uma nova terminologia de um mercado.

E em meio à esta sopa de letrinhas (SEO, SEM, SMM,  Inbound, Reponsive, Tableless, Wireframe, etc.) surge mais um termo que está na ordem do dia: gamificação (ou gamification).Contudo, passado o provável desapreço inicial, é necessário entender seu significado, que tem se tornado uma das estratégias mais interessantes para o relacionamento entre marcas e consumidores.

Gamification, em tradução simples, é a utilização de técnicas consagradas de games para a criação de ações de marketing que tem como objetivo engajar seu cliente ao seu produto, serviço ou marca. A técnica utiliza como estratégia recompensar os usuários/clientes/participantes que realizarem ações pré-estabelecidas pela empresa, no intuito estimular uma maior interação destes com sua marca.

O conceito é novo, mas a técnica nem tanto. Podemos considerar os clássicos programas de milhagem das companhias aéreas como uma ação “gamificada”, uma vez que eles concedem aos seus participantes pontuações diferenciadas de acordo com seus níveis de consumo dos produtos e serviços da empresa e ainda concedem distintos badges ou status para quem conquistar mais pontos no programa. Parece ou não um clássico game?

Contudo, o conceito foi amplamente desenvolvido ao longo dos anos, chegando à níveis extremamente avançados como a campanha da rede fast food Mc Donald’s com o tradicional jogo de tabuleiro Monopoly, mais conhecido por nós no Brasil como Banco Imobiliário, realizada simultaneamente em 15 países.

A ação integrou de forma única o mundo off-line com o on-line, onde as pessoas adquiriam produtos da rede de restaurantes, cadastravam seus selos no hotsite e poderiam ganhar desde produtos da marca até viagens internacionais e automóveis. A ação já vinha acontecendo a vários anos em outros países e foi incorporada ao Brasil de forma bem sucedida.

Outro case bem bolado foi desenvolvido pela gigante americana de material esportivo Nike, com seu Nike Fuel Band, pulseira que monitora e mede seus movimentos diários com o objetivo de motivar pessoas a praticar exercícios.

A pulseira permite você controlar sua queima calórica diária e seu progresso nas atividades físicas, liberando mensagens motivacionais de acordo com o atingimento de suas metas, permitindo também você competir com seus amigos através de sua pontuação alcançada.

O sucesso da gamificação tem sido tão grande ao redor do mundo que a empresa britânica PlayGen criou um jogo de cartas chamado AddingPlay, visando auxiliar profissionais e agências de comunicação a desenvolverem suas ações “gamificadas” para seus clientes.É a gamificação da gamificação! Exagero? Pode ser, mas funciona.

 

Gustavo Portes 

Graduado em Administração de Empresas pela UNA. Pós-graduado em Marketing pela Fundação Dom Cabral. Especialista em Comunicação e Marketing Digital. Diretor da ABRADi-MG. Sócio fundador e diretor comercial da Animatto, agência digital com 10 anos de mercado e escritórios em BH, SP e DF.

 

 

 

 

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Muito prazer! Eu sou Simone Roquette, apaixonada pela vida e pelas pessoas! Formada em publicidade e propaganda com especialização em Ciências do Consumo Aplicadas. Tenho verdadeiro interesse pelo ser humano e seu comportamento. Atuo na área de marketing há 14 anos, atualmente minha carreira está voltada ao mercado feminino. Me proponho, juntamente com os leitores, olhar para a mulher e seus processos identitários. A mulher moderna, de multiplos papéis, interesses e humores. Desde a mulher executiva e empreendedora até a mulher consumidora, incansavelmente vaidosa e que busca o melhor para a sua família. Meu post de “inauguração” é sobre...
 
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Como consumidor, fico espantado com as propagandas que são veiculadas pela redes de varejo Brasil afora. Em sua esmagadora maioria estão oferecendo preços baixos, ofertas imperdíveis e barganhas incríveis! E apesar de não entender como, todos eles dizem ter o menor preço e muitas vezes garantem o compromisso, alguns até em cartório! Algumas perguntas não me saem da cabeça: será que isto ainda funciona no século 21? Será que a nova geração de consumidores se deixa influenciar por esse tipo de anúncio? Será o preço o único fator de diferenciação no varejo? Para tentar responder a estas perguntas, temos...
 
As redes sociais foram responsáveis por uma incrível transformação na forma como as pessoas se comunicam e interagem. Elas tornaram as conversas mais que instantâneas e, acima de tudo, globalizadas. Neste contexto, é claro que os empreendedores estão de olho nessas mudanças. Será que você pode usar as redes sociais a favor do seu e-commerce e ainda aumentar as vendas? A resposta é: sim. Mas, antes de sair por aí cadastrando um perfil em cada rede existente, ou escolhendo aleatoriamente, o melhor aprender a como escolher com critério a melhor opção para sua empresa. Vamos lá? Antes de procurar, analise...
 
Estamos novamente em mais uma época de declarar ao Governo Federal, nossa vida financeira do exercício anterior (2013). Neste mundo globalizado onde as coisas acontecem rapidamente, estamos diante de mais um passo importante de nosso Governo Federal, a Declaração Pré-Preenchida, que já se vem discutindo sobre sua implantação desde 2011. Agora em 2014/2013 os contribuintes já poderão se beneficiar desta tecnologia, onde neste primeiro momento aconselho/sugiro que apenas os contribuintes com declarações simples e que venha nos últimos anos declarando ao Governo as mesmas coisas principalmente na evolução patrimonial, poderá entrar nesta Declaração que o Governo disponibiliza. Todavia, nada...
 
O mercado atualmente demanda bastante atenção, não só do empresário. Ele não poupa ninguém. Por causa disso, é sempre bom ficar atento ao setor. Uma solução sensata e prática com grandes chances de minimizar os problemas, por exemplo, e ter  sucesso é o investimento em franquias. A gestão deste tipo de negócio, teoricamente, proporcionará conhecimentos dos quais não tem habilidade e apresentará um modelo no qual já foi testado. No Brasil existem registrados mais de 2.700 franquias que movimentam mais de 115 bilhões de reais ao ano. Somente em 2013 foram implantados mais de 114 mil unidades franqueadas, um crescimento...
 
Uma coisa que Cuba sabe fazer é contar e recontar estórias, fruto de sua rica história pré e pós-revolucionária. Ao caminhar pelas ruas da “Habana Vieja”, a cidade velha, conseguimos ver placas indicativas do que era o local no passado, com a foto antiga e a nova, do que é hoje, depois da reforma que o governo promoveu. Em vários lugares há placas mostrando que aquele espaço está para ser demolido ou reformado. Há dez anos estive em Cuba e o que vi pela cidade velha era outra coisa. A estória era contada pelos próprios casarões abandonados à época...
 
A primeira vez que estive em frente ao Palácio do Planalto em Brasília DF, pensei comigo: “Como pode um homem comum se imaginar verdadeiramente subindo esta rampa, com todo um país o aplaudindo e torcendo por ele?” Este fato que parece impossível, tanto não o é, que estamos sempre representados por homens, e agora uma mulher, que acreditaram nisso e estão lá. E a cada dia somos bombardeados com novidades de produtos e serviços tão sensacionais e revolucionários, e que conseguem fazer parte do dia a dia de milhões de pessoas, que também fico aqui pensando com minha cabeça...
 
Nunca se falou tanto em varejo no país, pois é nele que todas as experiências acontecem. É o verdadeiro termômetro do humor das pessoas, como absorvem e reagem às mudanças da politicas econômica, por exemplo. Do passado, pode-se lembrar dos tempos da inflação altíssima, época em que gerentes de supermercados eram presos como vilões da sociedade. Hoje, o varejo está no alvo das manifestações, dos rolezinhos, do processo de inclusão social, financeira e digital, com mais 109 milhões de consumidores para atender e satisfazer.   Junto com as nossas riquezas naturais, o mercado interno brasileiro com seus 210 milhões de...
 
Para quem leu o último artigo desta série, percebeu que temos no Brasil inúmeras oportunidades para que o varejo alcance resultados espetaculares. Tratando-se de estratégia, o que percebo é que assim como as pessoas, as empresas precisam ter um norte. Um dos sinais para que as empresas se preocupem com isso é quando perguntamos para a equipe: “Qual é a meta da empresa para esse mês?” ou “Para onde sua empresa quer que vocês remem?”. E obtemos como resposta: “Não temos a menor ideia”. Para quem leu ou assistiu o filme Alice no País das Maravilhas, lembra que em determinado momento,...
 
O comerciante deve sempre estar atento quando da celebração de negócios via pagamento de cheques e precisa tomar determinadas atitudes para tentar minimizar seu prejuízo quando for vítima da chamada fraude de terceiros. O extravio, roubo ou furto de documentos envolve, em geral, pessoas mal intencionadas e que procuram realizar compras junto aos estabelecimentos comerciais, passando-se pelo titular daquela documentação (extraviada, roubada ou furtada). O Código de Defesa do Consumidor estabelece regras sobre a responsabilidade do fabricante, fornecedor, comerciante, produtor e construtor, quando da reparação dos danos causados ao consumidor. (Artigos 7º,12,13,14,18,25,34). Indica algumas variações e traz inclusive hipóteses...
 
A resposta é sim! Rentabilidade, como você já sabe, é um importante indicador de desempenho de qualquer negócio. Ela é o grande medidor do potencial de uma empresa, a saber se pode ou não se sustentar. Basta um cálculo simples para avaliar – dividir o lucro de um determinado período pelo investimento na estrutura, e pronto, a resposta será clara. Mas, não tão fácil quanto a fórmula matemática, ter rentabilidade exige estratégia. E no caso do varejo, onde lojistas possuem um fluxo de vendas muito grande e precisam se reinventar para manter o volume de venda, é comum ver...
 
É difícil formar uma opinião sem ter ido lá, sem ter participado e visto como é que acontece, mesmo, cara a cara. Estou falando do fenômeno dos “rolezinhos”, que boa parte da mídia acredita ser um movimento de “assombro” à sociedade, já que diversos jovens, juntos, podem disseminar um arrastão ou atrair pessoas que tenham interesses além dos de apenas: “curtir, beber, ficar e zoar”, como disse uma “rolezeira”. É justo que antes de se criar um conceito sobre tais manifestações, possamos levantar todas as possibilidades de informações e pontos de vista, afinal, este parece ser mais um movimento...
 
Qual foi a palavra mais falada em 2013? Pensou? Não tem outra: compartilhar. Não será diferente em 2014. Hoje o mercado é do compartilhamento. O tempo todo, a qualquer hora.  O mobile mudou a atitude e o comportamento do consumidor, do empreendedor, de todos os atores que dão vida a economia. Nunca, dividimos tanto para somar ideias, percepções, atitudes, experiências e inovações. A presidenta Dilma usou a rede social para divulgar o salário mínimo de R$724,00 a partir de primeiro de janeiro. Esse é o desafio maior de 2014. Como o mercado varejista irá surpreender o seu público convivendo...
 
Se até 1990 o sonho de todos era conseguir um emprego em uma multinacional, ou no Banco do Brasil, atualmente estes já não são sonho de uma boa parcela dos jovens. Hoje muitos querem fazer algo realmente importante, e construir coisas grandes, quando percebem que vender a alma para grandes corporações já não são o melhor caminho para realiza-los. Resta empreender, o que carece de uma boa ideia, capital para financiá-la e uma dose de ousadia e empreendedorismo. Porém, começar uma empresa de sucesso não é apenas ter uma ideia e botar pra fazer. Primeiro é importantíssimo criar um...
 
Com a grande quantidade de Shoppings Centers e a concorrência cada vez mais acirrada, além de oferecer diversos serviços de atendimento e facilidades para os clientes, outro grande diferencial é possuir um mix de lojas completo. Uma das ferramentas que pode ser utilizada como orientação é o plano de Mix da ABRASCE (Associação Brasileira de Shopping Center), onde as lojas são classificadas em Âncoras, Megalojas, Satélites, Conveniência/Serviços e Lazer. Abaixo estão descritas as principais características de cada uma delas. As lojas Âncoras possuem área superior a 1.000m², tem como diferencial atrair um grande fluxo de pessoas ao empreendimento. É...
 
Empatia é uma palavra pouco usada e pouco praticada. Especialmente no mundo dos negócios, o que é uma imprudência. Empatia vem do termo grego empátheia, que significa entrar no sentimento. Podemos dizer que é a capacidade psicológica de sentir o que sentiria uma outra pessoa em determinada situação. Ou seja, é a capacidade de se colocar no lugar do outro e entender seu comportamento, seus sentimentos, suas tomadas de decisão. Acompanhando o NRF´s Big Show 2014, fico o tempo todo pensando nas novas tecnologias, nas soluções, novas plataformas, integração crosschannel, omni channel, inovações em produtos, novas terminologias, etc, etc,...
 
Grande parte do varejo brasileiro está insatisfeito com o software de gestão que possui, o ERP. Esta é a realidade que constatamos em visitas aos prospects espalhados pelo país. Um provável cliente que visitei resumiu brilhantemente a situação em uma frase: “dizem que meu software tem tudo isto que você me mostrou, mas nada funciona aqui na empresa”, e a pergunta que tentaremos responder é: por que será que não funciona? Trabalhamos com a informatização do varejo brasileiro há mais de 20 anos e acompanhamos de perto esta situação. Não raro, vivenciamos empresas trocando de software diversas vezes em...
 
O termo Bolha 2.0 já está démodé, mas seu significado está mais atual do que nunca. Gentrificação, por sua vez, é um estrangeirismo, mas seu conceito está presente no Brasil como feijoada. Tenho lido e escutado opiniões diversas sobre este momento sui generis que estamos vivendo no mercado da Internet, mais precisamente em relação às startups oriundas do Vale do Silício. Talvez não tão sui generis assim, sobretudo quando lembramos do estouro da bolha da internet, no final de 1999 e início de 2000. Naquela época, várias pequenas empresas e startups foram ultra-valorizadas, tendo seu valor de mercado dezenas de...
 
Fim de ano, hora do balanço. Como classificar 2013 para o varejo? Bom ou ruim? Depende do ponto de vista a ser analisado. Os números da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE revelaram uma paulatina perda de ritmo das vendas nos últimos meses. O indicador acumulado até setembro computa mais 3,9% frente a igual período de 2012, enquanto o de tendência em doze meses situa em 4,8%. O impacto da inflação dos alimentos corroeu renda e expectativas, tornando o consumidor mais cauteloso e mais atento às finanças, haja vista o recuo da inadimplência. O Instituto de Desenvolvimento do...
 
Negócios geralmente nascem de alguma ideia do seu empreendedor para resolver um problema do mercado, que é percebido como oportunidade sob um olhar especial e invertido. É por isso que gozamos de diversas facilidades em nossas vidas, tais como: comer um pão fresco, quentinho e cheiroso; pedir uma pizza e ter a comodidade de recebe-la em casa e em qualquer hora; ir a um lugar diferente e interessante; viajar com toda comodidade e serviços preparados; vestir; emagrecer; ficar mais forte; mais culto; etc. Este é o caminho tradicional: perceber um desejo ou necessidade como oportunidade e criar uma forma...
 
Me lembro de ter estudado no colégio sobre os Três Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Algum tempo depois, já na faculdade, falava-se no Quarto Poder, o da Imprensa, que protege os direitos do cidadão denunciando abusos, injustiças e má administração governamental, sob a bandeira de defesa da democracia. Atualmente, na Era da Informação, catalisada pela internet e seus “zilhões” de páginas, imagens, vídeos e mídias sociais, podemos falar no Quinto Poder.As redes sociais trouxeram um novo poder para as mãos dos cidadãos comuns, o poder do consumidor e seu conteúdo colaborativo. Em julho de 2005, Jeff Jarvis teve uma...
 
Pautada em avançadas metodologias de Coaching, de uma forma didática descrevi 13 passos para você alcançar o sucesso pessoal e profissional. As dicas são extremamente simples, mas não encare o SUCESSO como sendo algo simplista demais, pois, obviamente não é! Uma coisa eu garanto: sem planejamento, foco e ação – sentado na zona de conforto -nada acontece?! Ou você confia na sorte, torce e espera as “coisas” acontecerem para você ou começa trabalhar já nos 13 passos abaixo: Passo 01 – Defina claramente o seu foco!
O primeiro passo é saber claramente o que você deseja. Se tentar fazer tudo ao mesmo...
 
A matemática, por ser declaradamente racional, é cruel. Ao contrário, a comunicação, ciência social, vista por muitos sob a ótica da subjetividade, é tida como “boa moça”. Será? Gosto de dizer por aí que sou o profissional de comunicação mais racional do mercado. Isto porque não tenho dúvidas que a comunicação traz resultados concretos para quem sabe utilizá-la da forma correta. O problema é que para atingir seus objetivos, a comunicação estratégica depende, principalmente, de uma cultura empresarial propícia para que possa entrar em vigor. Ela acontece apenas em sistemas de gestão baseados na chamada administração estratégica. Partindo deste...
 
O Fôlego dos Contribuintes tão Prejudicados pela crise Internacional de 2008/2009. Está aberto para adesão o novo REFIS da Crise, aquele mesmo aberto a alguns anos atrás em que infelizmente ainda muitas empresas não conseguiram sua adesão por vários motivos, agora uma nova oportunidade.Este novo REFIS, vem com 3 modalidade de parcelamento: 1-      Relativa a todas as dívidas vencidas até 28 de novembro de 2008, prazo original do Refis da Crise, desde que não tenham sido incluídos no primeiro parcelamento (aberto em 2009); 2-      Débitos do PIS e Cofins de instituições financeiras e de seguradoras, ou fruto de discussão...
 
A máxima do guru austríaco, Peter Drucker, continua viva, “Pense global, aja local”.Isto é o que grande parte das empresas fazem no Brasil, desde pequenos comércios locais até grandes emissoras de TV. É uma linha de pensamento que permitiu às nossas empresas darem os primeiros passos em direção a uma visão mais globalizada, contudo continuamos sendo consumidores de tecnologia e inovação dos países desenvolvidos. Somos quase sempre replicadores ou meros distribuidores destas tecnologias em nosso país. Sei que esta lógica não irá mudar tão cedo, se não houver uma mudança estrutural mais complexa, envolvendo fortes investimentos na educação e...
 
O Setor de Shopping Center vem crescendo consideravelmente. Em 2012 bateu o recorde de inaugurações dos últimos 13 anos, apesar disso engana-se quem pensa que o mercado esta saturado! Ainda existe uma demanda enorme e um espaço imensurável para recebê-los. Ao analisarmos os números de países como Estados Unidos onde a média de ABL (área bruta locável) para cada mil habitantes é de 2.192m², Canadá com 1.354m²/1.000hab, Inglaterra com 435m²/1.000hab, Alemanha com 161m²/1.000hab e o México com 81m²/1.000hab, percebe-se o tamanho do espaço que temos para desenvolvimento do setor, pois no Brasil fechamos o ano de 2012 com a...
 
O varejista que pretende direcionar suas vendas para o e-commerce deve estar atento a peculiaridades jurídicas atinentes a este segmento. Um direito garantido ao Consumidor no e-Commerce e que não está presente no dia-a-dia do varejista que atende apenas em lojas físicas é o chamado Direito de Arrependimento. Tal direito está contido no art. 49 do Código de Defesa do Consumidor e permite que o cliente desista da compra efetuada fora do estabelecimento comercial no prazo de até 7(sete) dias. É comum ouvirmos por aí que tal direito contempla qualquer compra feita pelo consumidor, ainda que seja realizada dentro...
 
O dia a dia do varejista é dinâmico e repleto de novidades. Essa rotina é natural, ao atuar como canal de relacionamento direto dos consumidores e das cadeias de produção agrícola e industrial. Alimenta o vai e vem da produção, do emprego e da renda. Os indicadores de vendas pesam nas projeções do PIB, haja vista que cerca de 60% advém do consumo das famílias. O comércio superou crises, abriu espaço para novos consumidores e empreendedores, avançou para o interior do país, valorizou o conhecimento como maior capital, ofereceu novas tecnologias, destacou-se como grande aliado do governo para vencer...
 
“Eles são otimistas, acreditam que podem fazer a diferença, têm espírito empreendedor e são ultraconectados. Também podem ser descritos como narcisistas, excessivamente confiantes e um tanto mimados.” Assim inicia o texto do caderno Comportamento do periódico IstoÉ (Nº 2292 – 23/OUT/2013 – Editora Três), falando sobre a nova geração como A Geração que Vai Mudar o Mundo, numa reportagem de seis páginas. Esta nova geração, onde a brasileira se destaca pelo otimismo e vontade de fazer a diferença, está se espelhando em pais que já não tem no emprego fixo e duradouro a grande meta da vida. Com avós...
 
“Existem duas maneiras de aumentar vendas: vender mais para os mesmo clientes ou vender para mais clientes”.  Não me lembro mais quem é o autor dessa máxima, mas ela não me sai da cabeça, especialmente quando vou ao supermercado.  Fico me perguntando: será se eles querem vender mais pra mim, mesmo? A compra é uma experiência que deve proporcionar satisfação, prazer, sensações agradáveis. Quando a gente faz compras para abastecer a casa, alimentar a família é praticamente um ato de amor, portanto deve ser algo muito agradável. Quase sempre que vou a um supermercado, fico intrigada com algumas coisas,...
 
Um dos grandes desafios que o empreendedor encara, logo no início de suas atividades e que deve ser sempre muito bem acompanhado é o desempenho financeiro da empresa. Para que todos nós estejamos vivos é indispensável respirarmos. O mesmo acontece com as empresas.  Para que ela sobreviva, respire, é necessário que tenha uma situação financeira sadia. De acordo com o SEBRAE, em torno de 80% das pequenas empresas quebram no primeiro ano de existência. Isso ocorre por uma série de fatores – pessoas mal qualificadas, sociedades mal estabelecidas e a falta de um planejamento financeiro. Para que se tenha...
 
Vamos lá, vou concordar: as agências digitais viraram dinossauros. É isso mesmo. Estou falando mal do meu próprio negócio! Muito se dizia, até pouco tempo atrás, que as agências tradicionais haviam se tornado dinossauros e que as agências digitais eram as vedetes do mercado, as empresas em que os jovens universitários almejavam ingressar e investir suas carreiras. Mas, pelo visto, isso já não é mais verdade. Hoje os jovens querem mesmo é montar seus próprios negócios digitais, quase sempre web-based, sejam eles portais, aplicativos para smartphones, games, novas mídias e toda sorte de sonhos de novos “Googles” e “Facebooks” ou...
 
Está começando seu e-commerce e ainda não sabe como irá gerir seu estoque? Quer saber qual se adequa mais ao seu negócio? Veja abaixo algumas opções de gestão de estoque que são aplicados à operação do e-commerce e que podem ser a solução para a armazenagem e logística dos seus produtos. Estoque físico único: Espaço em que você aloca seus produtos e que, normalmente, é abastecido seguindo demanda da loja. Pontos Positivos: Independe de fornecedor terceirizado e possui produto para pronta entrega. Pontos Negativos: Sobra e/ou estoque excedente, que, dependendo do produto, pode gerar grandes perdas aos lojistas. Dica:...
 
Especialista em atendimento ao cliente explica como aproveitar as oportunidades de mercado que o Brasil oferece. No terceiro artigo desta série que vem mostrando o que as empresas do varejo nacional têm feito para atingir um atendimento de qualidade, vamos mostrar como ter uma visão de oportunidades em um dos países mais empreendedores do mundo: o Brasil. Nós últimos anos vivenciamos uma série de fatores que impactaram diretamente para o consumo no país. Entre eles, uma maior distribuição da renda, novos empregos e a presença das classes emergentes (D e C) como protagonistas de um Brasil novo. Além disso,...
 
Nesta coluna falamos de empreendedorismo, termo conhecido como a capacidade de transformar uma ideia, ou oportunidade, num sucesso de mercado. Muitas vezes reserva aos seus idealizadores e criadores uma vida financeira portentosa, permitindo acesso a bens e serviços diferenciados e de luxo. Na grande maioria são pessoas que conseguem montar um esquema de negócio que funciona sob suas lideranças, culturas e valores, onde pessoas capacitadas tocam as operações, sempre baseadas nestes princípios organizacionais estabelecidos e derramados pela empresa. Porém, comportamentos empreendedores são características mais comuns do que se imagina e, nem sempre, um grande empreendedor é aquele que ergue...
 
O sucesso interessa a você? O sucesso é algo vago para você ou perfeitamente alcançável? O que você entende por sucesso? Você conhece pessoas de sucesso? Sabe o que elas fizeram para obter sucesso? Todos nós possuímos todos os recursos internos necessários para o sucesso. O que na verdade a maioria das pessoas não sabe é como utilizar tais recursos! Conquistar o sucesso é um dos grandes objetivos da humanidade. Certamente, a noção de sucesso é diferente para cada pessoa. Vamos aqui discutir algumas estratégias de liderança para aumentar o seu desempenho e buscar oportunidades de trazer mais resultados para a sua...
 
Com o envelhecimento da população brasileira, vários empreendimentos têm realizado ações e oferecido cada vez mais serviços para atrair as pessoas da terceira idade. Os projetos possuem o objetivo de chamar a atenção deste publico para dentro dos Shoppings, alem disso também promovem a saúde e o bem estar. Aulas de ginástica, danças de salão, palestra de orientação realizada através da parceria de instituições publicas e privadas a respeito do estatuto do idoso, serviço de acompanhantes para idosos e portadores de necessidades especiais, empréstimo de cadeiras de roda, são alguns exemplos de ações e serviços quem vem sendo realizados....
 
O varejo é resultante da cultura de um povo. E esta cultura é moldada pelo tempo, pelos ambientes (tecnológicos, econômicos, demográficos, naturais, etc). É certo que muita coisa tem mudado no mercado, como a diminuição do número de filhos em famílias de países em desenvolvimento, que contrasta com o incentivo a se procriar e constituir família nos países europeus, onde a quantidade de pessoas mais velhas é maior. As empresas européias incorporam conceitos novos, como o uso da tecnologia para recebimento de material descartável,venda de ingressos culturais, passagens de ônibus e metrô, autoserviço em lanchonetes, supermercados e farmácias, com...
 
O último trimestre do ano é especial para o varejo. É a hora de formar os estoques, reforçar e motivar a equipe, planejar as ações promocionais, envolvendo desde as vitrines até as formas de comercialização. Para o empresário, proatividade é a atitude chave diante da acirrada disputa pela preferência do consumidor. Isso se dá tanto no mundo físico quanto no virtual, diante do neoconsumidor e dos multicanais de relacionamento.  O varejo cumpre o seu papel de fortalecer a convergência e abrir oportunidades para os setores da indústria e agrícola. Mas, cabe uma questão provocativa: como está o humor do...
 
Você sabia que o polvo é um exímio estrategista? De acordo com Jennifer Hord, em artigo traduzido por HowStuffWorks Brasil, além das habilidades em camuflagem e da capacidade de evitar predadores, o polvo possui um sistema nervoso bem desenvolvido e órgãos sensoriais complexos. Seus olhos, por exemplo, são tão avançados que os fabricantes de câmeras utilizaram os mesmos para melhorar suas lentes. Não é à toa que este animal é excelente na identificação de presas e no alcance do ponto exato para fisgá-las. Para quem não sabe, o cérebro de um polvo é proporcionalmente tão grande quanto os de pássaros e...
 
Mantém-se bem viva entre os brasileiros a mensagem explicitada através de manifestações populares ocorridas em junho em quase todo o País, sobretudo por iniciativa de representantes dos estratos mais jovens da população, clamando por mudanças na vida nacional, especialmente no que respeita ao descaso da classe política em relação aos interesses do povo. As manifestações serviram para enfatizar a insatisfação da sociedade brasileira com a ineficiência dos serviços públicos, como saúde, educação, transporte e segurança, bem como diante da insensibilidade dos políticos em face dessa triste realidade e, principalmente, da falta de ética dos que se desviam para a...
 
É verdade que o mundo corporativo está imerso em um mar de termos técnicos, muitas vezes úteis, muitas vezes simplesmente verborrágicos e quase sempre criados pelos profissionais de marketing. Já é possível encontrar na internet até dicionários para decifrar o já popular “marketês”.Este termos foram ainda potencializados significativamente pelo surgimento e crescimento do mercado do marketing digital ou marketing on-line, que por si só já é uma nova terminologia de um mercado. E em meio à esta sopa de letrinhas (SEO, SEM, SMM,  Inbound, Reponsive, Tableless, Wireframe, etc.) surge mais um termo que está na ordem do dia: gamificação...
 
De acordo com dados recentes divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) colhidos pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), metade dos brasileiros que acessam a internet vivem em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro ou Espírito Santo. Os mineiros, porém, ainda ocupam o 9º lugar no ranking da conexão à rede no país, mas com avanço no uso da rede no estado maior do que o da média brasileira. Em 2012, o número de domicílios com microcomputador e acesso à rede no estado cresceu 11,7% na comparação com o ano anterior ante 10,3% no...
 
A poucos dias dei uma palestra na Fnac do BH Shopping com o tema: como aumentar o faturamento da sua empresa através do e-commerce e das redes sociais. Fiquei muito feliz, uma vez que a casa estava cheia. Eram duzentas pessoas se espremendo em uma sala com pouco mais de cinquenta metros quadrados. Haviam pessoas nas mesas, no chão e mais um tanto perto do departamento de DVDs, tentando achar uma ”brechinha”, para ver a minha palestra e a do amigo Rodrigo Nascimento. E como tenho feito ultimamente, fui logo deixando as pessoas espantadas, ao abrir minha palestra falando...
 
Entenda o que mudou no comportamento do consumidor nos últimos anos e qual o segredo para conseguir um atendimento de qualidade. Depois de falarmos sobre clima organizacional, vamos tratar agora do segundo ponto desta série inicial de oito artigos, que resume o que as empresas, inclusive do varejo tem feito para atingir um atendimento de excelência. Hoje, vamos conversar sobre a importância do estudo das principais mudanças dos hábitos dos clientes e seus impactos para as empresas. Observando o mercado nas últimas décadas, aprendemos que a partir do dia 11 de setembro de 1990, quando foi criado o código...
 
Definir quais são as principais inovações tecnológicas para o setor varejista é uma missão quase impossível.As demandas são diferentes e o planejamento para implementação deve seguir o mapeamento das principais necessidades do negócio. Mas temos inovações tecnológicas que são primordiais para todo o setor e que, arrisco a dizer que, a empresa que não planejar sua implementação com urgência vai sofrer uma queda de Market Share. A principal delas é um bom sistema de CRM e Data Minning (Mineração de Dados). Falar de CRM no varejo e complicado pelos altos números e rotatividade de cliente, o que impede ações personalizadas....
 
Todo mundo concorda: o que queremos como consumidores é qualidade. Também concordamos que tem que ter qualidade sempre.  Entretanto, como empreendedores, vendedores de produtos e serviços, será que sabemos o que é essa tal qualidade? É muito fácil dizer que se tem qualidade. Mas estamos mesmo entregando qualidade? Durante minha militância como docente na graduação em Publicidade, percebi que essa palavra era o adjetivo que meus alunos mais gostavam de usar  em textos, slogans , roteiros. Quando eu perguntava o significado de “qualidade”, o que a palavra dizia do conceito, da vocação, da identidade do anunciante; eles se enrolavam. ...
 
Tem uma coisa que o consumidor brasileiro aprende rápido e conta pra todo mundo: onde é mais barato comprar. A paixão pelos produtos importados não é uma novidade. Desde épocas remotas, mercadores percorriam longas distâncias para comprar e vender produtos entre fronteiras. Em 1271 Marco Polo, um dos primeiros ocidentais a percorrer a Rota da Seda, partiu da Itália para a Ásia em busca de produtos importados. Em 1500 os portugueses desembarcaram em terras Tupiniquins dizendo que estavam atrás de especiarias nas Índias e erraram o caminho… podemos dizer o Brasil foi “descoberto” graças à demanda pelos importados. Desde...
 
Para falarmos de GESTÃO é fundamental tratarmos num primeiro momento de LIDERANÇA. Saber liderar é essencial para que possamos alcançar os objetivos traçados. Ser considerado um líder, exige dedicação, conhecimento técnico, saber desenvolver pessoas e levar seu time a bater metas. O consultor da Hatlas Institute, Louis Burlamaqui, define que liderar é obter resultados sustentáveis por meio de processos inteligentes, pessoas empenhadas e ambientes energizantes, fazendo todos perceberem que viver e produzir vale a pena. Líder é aquele que obtém resultados por meio de sua equipe. Um bom líder deve buscar onde está o problema e as aptidões de...
 
Hoje vamos falar um pouco de economia criativa, tema que será abordado no evento Salto em Negócios, dias 16 e 17/Set, no Hotel Mercure Lourdes e realizado pelo Conselho da Mulher da ACMinas. Aproveito para convidar a todos! Informações www.acminas.com.br/saltoemnegocios. O século XXI é o século do conhecimento e do mercado de ideias. Vejo a economia criativa como a ENERGIA, o combustível da economia do sec. XXI, o caleidoscópio que impulsionará países emergentes! Já em Agosto de 2005, a revista de negócios Business Week assim intitulou a sua capa : “Get Creative!”, dando o start, o sinal claro, de...
 
Com o crescimento acelerado das cidades, o aumento dos congestionamentos, dos problemas de segurança e o tempo cada vez mais escasso, as pessoas vêm procurando facilitadores para a correria do seu dia a dia. Com isso vem frequentando cada vez mais os shopping centers, não só com o objetivo de compras, mas também como forma de entretenimento. Em pesquisa realizada pelo IBGE em 2011, constatou-se que o consumidor da capital mineira fica 86 minutos a cada visita ao Shopping, enquanto em outras capitais como Rio de Janeiro e São Paulo o tempo gasto é de cerca de 78 minutos....
 
Durante o Festival Internacional de Criatividade de Cannes deste ano, 100 profissionais de 20 países do mundo foram instigados a responder à pergunta acima em um workshop organizado pelas brasileiras Limo Inc e ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Mas, será que é possível prever o futuro? Tentando responder esta pergunta, assisti um vídeo gravado em 1964 no qual o escritor e inventor britânico Arthur C Clarke, autor do livro de contos The Sentinel que deu origem ao filme “2001: Uma Odisséia no Espaço”, fez algumas previsões sobre como seria o mundo em 2014. Apesar da arquitetura...
 
Desde que o e-commerce passou a movimentar bilhões (uma pesquisa recente aponta que em 2012 as vendas on-line atingiram um faturamento de mais de R$ 24,12 bilhões), podemos considerar que o mercado já é uma grande fatia do ICMS, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. Com a concentração das empresas atuantes no e-commerce, na região sudeste, as demais regiões, como Norte e Nordeste sentiram a desaceleração no comércio local e tomaram algumas medidas. Uma das mais comentadas está em discussão no STJ, O Protocolo 21 (assim chamado devido à união de 21 Estados brasileiros, que hoje conta...
 
A primeira resposta viável a esta pergunta do título é a seguinte: cuidar dos detalhes. Não apenas daquelas questões visíveis pelo consumidor, mas as que ele nem percebe. Inclusive, as que os seus próprios funcionários também nem se dão conta que existem (mas que têm que ser orientados a entender). Será que estou falando de atendimento? Diretamente, não. Mas chegará lá. Cuidar significa ter uma identidade visual compatível com o posicionamento da empresa. Se você tem uma loja de roupas e vende a palavra elegância (porque vestido todo mundo vende), o seu cartão de visitas tem que transmitir isso....
 
Coaching é um processo! É o processo pelo qual visa elevar a performance de um indivíduo, de uma equipe ou de uma empresa, aumentando os resultados positivos por meio de métodos, ferramentas e técnicas cientificamente validadas, aplicadas por um profissional habilitado, chamado de COACH, em parceria com o seu cliente, chamado de COACHEE.  É uma assessoria pessoal e profissional que visa potencializar o nível de resultados positivos. É uma PARCERIA entre o Coach (profissional) e o cliente que busca a evolução, crescimento, bem estar aperfeiçoamento, felicidade e o aprimoramento de seus talentos e suas competências. O processo de coaching leva...
 
A evolução tecnológica chegou ao mercado varejista com uma velocidade impressionante. A mobilidade, as mídias sociais e o novo perfil do consumidor direcionam o setor para uma modernização iminente que pode, se não for planejada com antecedência, pegar os pequenos, médio e até os grandes player do Varejo de surpresa. Alguns destes players ainda estão em processo de implantação de sistemas básicos de gestão, tais como ERPs e CRMs e já precisam preparar seus sistemas para evoluções mais novas, tais como a migração para o ambiente virtual de suas lojas, exigência cada vez maior do novo consumidor. O papel dos...
 
Um pacato mercado que, na década de 70, crescia tranquilamente a uma taxa de 5% ao ano. A partir de 1980 um vilão perverso, de forma covarde, atacou corações e mentes de forma cruel e como um câncer fez com que este mercado crescesse desordenadamente. Hoje, transformado em um mostro, este mercado movimenta 40 bilhões de dólares por ano, cresce 35% em igual período e o pior: o vilão continua solto pelas ruas. Diante deste cenário, as pobres e indefesas pessoas se perguntam: E agora, quem poderá nos defender? Este trecho nada mais é que a história real do...
 
Muito se fala em reforma tributária, aliás escuto isto desde que nasci, porém vejo que grandes mudanças já aconteceram nos últimos anos, nossa economia hoje é uma economia sólida frente ao mercado internacional, o risco Brasil se compararmos aos registros anteriores diminui muito, porém nestes últimos dias, notícias apontam que este risco subiu em 25% (fonte veja on-line). E neste sobe e desce, nos encontramos ao longo da história buscando ser um país desenvolvido e um dia quem sabe, já que nossa referência em muita coisa é os Estados Unidos, quem sabe um dia nosso risco país seja próximo...
 
Performance no ecommerce não é apenas vender mais. É vender mais com o mesmo. Me lembro como se fosse hoje de ouvir algumas pessoas falando que os Correios estavam com os dias contados porque o e-mail iria substituir as cartas. Passados alguns anos, observamos que aconteceu o contrário, ao invés de afundar os Correios, a Internet ajudou a aumentar seu volume de cargas transportadas, em função de milhões de brasileiros que agora fazem compras online. O mesmo não posso dizer quanto ao telefone. A Internet deve ter causado uma queda significativa no uso desse aparelho. Deve haver alguma pesquisa...
 
No atual cenário macroeconômico brasileiro, muito se fala dos desafios para se administrar pequenas e médias empresas, haja vista as incertezas que sempre pairam sobre o futuro do país e do mundo. Para o administrador financeiro dessas empresas, torna-se muito mais complexa a necessidade de planejar e controlar o fluxo de recursos, a fim de atingir melhores resultados econômicos e financeiros para os acionistas do negócio. Mas afinal, como se faz uma boa administração de capital de giro em pequenas e médias empresas? A princípio, torna-se obrigatória uma pequena noção contábil para fins de elucidar essa questão. Chama-se de...
 
Cada vez mais se torna nítida a necessidade de clareza na informação passada adiante. Com o advento da tecnologia e também da globalização (que nos permitem ter acesso instantâneo às notícias de todo mundo sem importar o lugar no qual estamos), vem à tona o pensamento de que, após passada adiante a notícia, esta ficará disponível e poderá ser transmitida com muita velocidade para lugares inimagináveis no momento em que for enviada. É exatamente isto que é feito, por exemplo, pelo Google, que organiza informações vindas de todo o mundo e as torna disponíveis para todos. O próprio Facebook...
 
Que atire a primeira pedra aquele que nunca deixou de lado a consultoria jurídica chamada de preventiva para priorizar despesas e investimentos diretos que pudessem ser percebidos de imediato. A dificuldade em se abrir um negócio, o número elevado de contas a pagar, a necessidade de se aproveitar o momento e fechar negócios com rapidez, a confiança de que não haveria com o que se preocupar, e outras inúmeras justificativas mais, servem para induzir, principalmente, o pequeno e médio empresário, a deixar para um momento mais adequado uma consultoria jurídica preventiva. A questão está em analisarmos a conduta prévia...
 
A agenda macroeconômica de 2013 tem sido bem agitada. Muitas emoções e dúvidas compõem a formatação do ambiente para o último trimestre do ano, quando o foco para o varejo é o Natal.  A volta da preocupação com a inflação rouba tempo na confecção das estratégias, nas análises e explicação desse fenômeno para os jovens que nasceram no inicio da década de 90. Contudo, apesar dos temores, é consenso que, hoje, vigora-se um novo modelo de negócio no mercado consumo. Isso, tanto pelo lado da oferta quanto da demanda. Não dá para pensar a inflação com base no mercado...
 
Algum tempo se passou desde que Henry Ford proferiu sua famosa frase: “o comprador pode escolher a cor (do carro), desde que seja preta” .  No auge da eficácia operacional de sua linha de montagem,  Ford só fazia carros pretos porque pintar todos da mesma cor agilizava e barateava o processo. Essa tática foi adotada  no mundo dos negócios por muito tempo, até que … por que as pessoas não querem mais comprar carros só pretos? O mundo gira, mudam as ideias, os costumes. A informação circula cada vez mais rapidamente.  Estamos expostos a inúmeros estímulos o tempo todo,...
 
Nunca é demais exaltar o papel do empresariado que, com o seu espírito empreendedor e dinamismo, configura-se a mola mestra que movimenta a economia, na medida em que, ao produzir riquezas, cria oportunidades de trabalho e recolhe impostos. Para que bem exerça essa relevante função social, é importante que o empresário tenha condições institucionais que assegurem a sobrevivência e o fortalecimento de seus empreendimentos. Burocracia excessiva, tributação elevada e complexa, instabilidade das regras, dificuldade de acesso a crédito e juros altos, lentidão dos procedimentos da Justiça, são alguns dos fatores que dificultam a continuidade das empresas. Desponta-se, então, o...
 
Conceituando: mídia social é tecnicamente um meio de interação social através da web. O objetivo ideológico é que ele permite uma livre troca de ideias, além de gerar conteúdo relevante com base no usuário. Resumidamente, Mídia Social é relacionamento! É notório o crescimento das empresas de moda no e-commerce. Segundo pesquisa publicada na Revista Exame, o setor de moda é o que mais interage nas ações digitais, com um índice de 25,5%, seguido pelo de eletrônicos, com 14,3%, e comunicação, com 11,3%. E por conta disso vem ocorrendo um conflito: As grandes marcas querem manter o seu DNA, e...
 
Ainda dá tempo para surfar nessa onda.  O canal de  vendas online  já ultrapassou mais de 22 bilhões em vendas, trazendo no último ano 10 milhões de novos consumidores e um crescimento acima de 20% referente aos anos anteriores. Pensando como empresa, este canal tem um potencial enorme com possibilidades de novos ganhos, aumento de share e potencialização do relacionamento com clientes. Neste cenário encontramos grandes empresas, indústrias em diversos segmentos que em sua história não haviam planejado colocar seus produtos para venda direta, começam a ter um olhar diferenciado para o  canal online  e buscar especialistas para planejar, implantar e até mesmo operar todo seu  e-commerce...
 
Se o atendimento presencial já é algo que requer treinamento e jogo de cintura, quem dirá o online que diminui a distância entre o cliente e o produto, se tornando mais impessoal e menos flexível? O que as empresas devem fazer para reverter esta situação? Na realidade não há uma resposta concreta e totalmente certa. O importante é traçar um plano de atendimento de acordo com o seu perfil de público e segmento. Além disso, a funcionalidade intuitiva da sua  loja virtual  também influência no atendimento que você oferece ao  e-consumidor , mesmo porque o contato com o cliente já começa no...
 
Uma série de artigos vai mostrar o que as empresas de varejo do país tem feito para atingir um atendimento de qualidade.Em primeiro lugar, quero agradecer ao site Varejo 1 pela oportunidade de poder compartilhar um pouco da minha experiência como consultor a palestrante com os seus internautas. É um prazer ser convidado por essa equipe de sucesso! Sem dúvida, um dos aspectos mais importantes, principalmente nas empresas que atuam no varejo, é a questão do atendimento aos clientes. Ao longo de cinco anos (entre 2007 e 2012) estive presente em mais de 500 palestras e treinamentos, em 26...
 
As empresas brasileiras não foram acostumadas a trabalhar um posicionamento de mercado. Muitas delas falam, através de diversos pontos de contato com os clientes, que são as melhores nisso ou naquilo e, em pouco tempo, já se perdem no discurso, que fica bem diferente a cada abordagem e na prática também. É assustador? Sim, mas boa parte das empresas não se conhece de verdade. Acham que são algo ou prometem ser aquilo que, muitas vezes, não conseguem entregar. Não sabem que tipo de valores e atributos têm e devem, efetivamente, associar planejadamente à sua imagem. A sua empresa sabe...
 
O primeiro Shopping Center no Brasil foi inaugurado em 1966 na cidade de São Paulo. Logo em seguida na década de 70, foram inaugurados sete novos empreendimentos. A partir de então o setor apresenta um grande crescimento, sendo através de expansões nos empreendimentos em operação gerando o aumento de ABL (área bruta locável) ou inauguração de novos shoppings. Tendo como fonte os dados divulgados pela Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Center) em julho de 2013, temos atualmente 465 shoppings em operação. Temos ainda previsto ate dezembro de 2013 a inauguração de 33 novos shoppings, o que totalizarão 498. Estes...
 
Cada vez mais, o mercado publicitário e as próprias empresas procuram focar seus serviços e produtos da forma mais assertiva possível. A entrada da internet no mundo mudou não só nossos horizontes, formas e dimensão de tempo da comunicação, como alterou profundamente nosso hábitos de consumo. Hoje, uma compra é decidida pelo produto oferecido ( praticamente todos possuem a mesma funcionalidade e tecnologia ) aliados ao atendimento, valores agregados e diferenciais não tangíveis. Responsáveis pela decisão de compra de 66% de tudo que é consumido pela família, as mulheres movimentaram, dados de 2011, algo em torno de R$1,3 trilhão...
 
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Com milhões de usuários, todos potenciais consumidores, o Twitter não pode ser ignorado. Aqui está uma lista de como começar, de hashtags a ferramentas de manuseio. “Eu não tenho Twitter” é uma expressão muito comum dita pelos donos de pequenos negócios. Geralmente eles já tentaram ou se veem em um terreno de mídias sociais com pouca orientação e citam os poucos recursos como obstáculo para enfrentar o explosivo feed do Twitter. É verdade que para um sucesso no site é preciso da ajuda de um profissional social media. Mas com os seus mais de 316 milhões de usuários se interagindo,...