Artigos dos amigos.
1 de setembro de 2013

A nova era da “gamificação”

É verdade que o mundo corporativo está imerso em um mar de termos técnicos, muitas vezes úteis, muitas vezes simplesmente verborrágicos e quase sempre criados pelos profissionais de marketing. Já é possível encontrar na internet até dicionários para decifrar o já popular “marketês”.Este termos foram ainda potencializados significativamente pelo surgimento e crescimento do mercado do marketing digital ou marketing on-line, que por si só já é uma nova terminologia de um mercado.

E em meio à esta sopa de letrinhas (SEO, SEM, SMM,  Inbound, Reponsive, Tableless, Wireframe, etc.) surge mais um termo que está na ordem do dia: gamificação (ou gamification).Contudo, passado o provável desapreço inicial, é necessário entender seu significado, que tem se tornado uma das estratégias mais interessantes para o relacionamento entre marcas e consumidores.

Gamification, em tradução simples, é a utilização de técnicas consagradas de games para a criação de ações de marketing que tem como objetivo engajar seu cliente ao seu produto, serviço ou marca. A técnica utiliza como estratégia recompensar os usuários/clientes/participantes que realizarem ações pré-estabelecidas pela empresa, no intuito estimular uma maior interação destes com sua marca.

O conceito é novo, mas a técnica nem tanto. Podemos considerar os clássicos programas de milhagem das companhias aéreas como uma ação “gamificada”, uma vez que eles concedem aos seus participantes pontuações diferenciadas de acordo com seus níveis de consumo dos produtos e serviços da empresa e ainda concedem distintos badges ou status para quem conquistar mais pontos no programa. Parece ou não um clássico game?

Contudo, o conceito foi amplamente desenvolvido ao longo dos anos, chegando à níveis extremamente avançados como a campanha da rede fast food Mc Donald’s com o tradicional jogo de tabuleiro Monopoly, mais conhecido por nós no Brasil como Banco Imobiliário, realizada simultaneamente em 15 países.

A ação integrou de forma única o mundo off-line com o on-line, onde as pessoas adquiriam produtos da rede de restaurantes, cadastravam seus selos no hotsite e poderiam ganhar desde produtos da marca até viagens internacionais e automóveis. A ação já vinha acontecendo a vários anos em outros países e foi incorporada ao Brasil de forma bem sucedida.

Outro case bem bolado foi desenvolvido pela gigante americana de material esportivo Nike, com seu Nike Fuel Band, pulseira que monitora e mede seus movimentos diários com o objetivo de motivar pessoas a praticar exercícios.

A pulseira permite você controlar sua queima calórica diária e seu progresso nas atividades físicas, liberando mensagens motivacionais de acordo com o atingimento de suas metas, permitindo também você competir com seus amigos através de sua pontuação alcançada.

O sucesso da gamificação tem sido tão grande ao redor do mundo que a empresa britânica PlayGen criou um jogo de cartas chamado AddingPlay, visando auxiliar profissionais e agências de comunicação a desenvolverem suas ações “gamificadas” para seus clientes.É a gamificação da gamificação! Exagero? Pode ser, mas funciona.

 

Gustavo Portes 

Graduado em Administração de Empresas pela UNA. Pós-graduado em Marketing pela Fundação Dom Cabral. Especialista em Comunicação e Marketing Digital. Diretor da ABRADi-MG. Sócio fundador e diretor comercial da Animatto, agência digital com 10 anos de mercado e escritórios em BH, SP e DF.

 

 

 

 

About this author

0 comments

There are no comments for this post yet.

Be the first to comment. Click here.

Comentários no Facebook

Artigos dos amigos.
 
Semana do Consumidor – Dica #3 Você está personalizando seu atendimento?...
 
Você já parou para pensar que o YouTube pode ser um...
 
Por: Rafael Lucchesi Gomes Porque é necessário que sucedam escândalos; Mas...
 
Semana do Consumidor – Dica #1 Quem dá as cartas são...
 
Tem novidade na Semana do Consumidor com o Varejo 1! Em...
 
Hoje me recordei de um momento com o meu saudoso pai,...
 
Por Marcos Nannetti:   Ontem foi o dia do panelaço, da...
 
Por: João Kepler O que é mais importante na internet? VENDER...
 
André Luiz Carvalho: Apesar dos resultados gerais pouco atraentes da Economia...
 
Silvânia de Araújo O empresário varejista tem como seu maior desafio,...
 
(Rafael Lucchesi Gomes)   O que você acha da frase: “Se...
 
Por: Gil Giardelli Empreendo desde os 16 anos, já se passaram...
 
Por: João Kepler A lista é grande, varejistas tradicionais como JC...
 
Por Renato Mendes Este artigo é destinado para aqueles que estão...
 
Por João Kepler: Lendo o artigo do Fred Rocha sobre a...
 
Por André Krumennauer, administrador da Involves   Uma pesquisa realizada pelo Instituto...
 
  por Andre Luiz Carvalho*   Tive uma conversa interessante há...
 
    Por: Augusto Entringer     De acordo com o...
 
O setor varejista está em constante transformação fazendo com que os...
 
  2014 passou rápido, mas andou devagar. Muitos de nós estão...
 
Por Gustavo Paulillo* Apesar da redução das vendas e a baixa...
 
por Andre Luiz Carvalho* Você sabe andar de bicicleta?...
 
  Quem me acompanha sabe que eu tenho orientado o varejo...
 
  Próximo do fim de 2014 cabe decidir: comemorar ou desabafar...
 
Por João Kepler: O Walmart, Best Buy, Rite Aid, Target, Kmart,...
 
O que? Quem? Quando? Por que? Como? Onde? Prezados amigos, segue...
 
Uma nova forma de planejar negócios inovadores tem surgido e sendo...
 
Quero começar desmistificando uma lenda, que inovação diz respeito somente a...
 
Nova Iorque sempre impressiona. Ritmo frenético, gente autêntica, cultura transbordante, gastronomia...
 
O tema desse mês tira de cena a mulher e seus...
 
O clima econômico do Brasil caiu para o nível de 55...
 
O Google Meu Negócio é uma atualização do já conhecido Google...
 
O branding pode ser usado pelo varejo, a qualquer momento, porém...
 
O Grupo Malwee entrou o ano de 2014 com uma meta...
 
O assunto “copa do mundo” ficou para trás e o universo...
 
Por que 90% das 45.000 Lojas do e-commerce Brasileiro vendem menos...
 
Nesta época do ano temos o início das publicações dos balanços...
 
Quais os efeitos da Copa do Mundo sobre o varejo? Esta...
 
Quem nunca passou por um momento de raiva após clicar em...
 
Em junho deste ano o varejo respira dois assuntos: o dia...
 
Os marketplaces são a tendência do momento no comércio eletrônico e...
 
Criar conteúdo com uma pegada de marketing virou uma febre na...
 
Conforme a SERASA EXPERIAN, a atividade do comércio varejista no Brasil...
 
Se você pretende que o seu cliente tenha uma experiência positiva...
 
A cada dia que passa o consumidor se torna mais atento...
 
Na hora de comprar, os consumidores ainda levam em conta funções,...
 
Muito prazer! Eu sou Simone Roquette, apaixonada pela vida e pelas...
 
Melhorar a performance e aumentar a lucratividade em um cenário marcado...
 
O consumidor é como um iceberg. Ele se movimenta no mercado...
 
Normalmente quando converso com contratantes das palestras ou treinamentos que eu...
 
E como toda vida madura, lá se vão embora as facilidades...
 
Nas economias modernas, onde o Brasil já se insere, a prestação...
 
Ao escolher uma franquia é preciso avaliar além de todos os...
 
Eu e você temos diariamente a possibilidade de enxergar pequenos atos...
 
Nem eu. Uma das coisas mais chatas no mundo é alguém...
 
Como consumidor, fico espantado com as propagandas que são veiculadas pela...
 
As redes sociais foram responsáveis por uma incrível transformação na forma...
 
Estamos novamente em mais uma época de declarar ao Governo Federal,...
 
O mercado atualmente demanda bastante atenção, não só do empresário. Ele...
 
Uma coisa que Cuba sabe fazer é contar e recontar estórias,...
 
A primeira vez que estive em frente ao Palácio do Planalto...
 
Nunca se falou tanto em varejo no país, pois é nele...
 
Para quem leu o último artigo desta série, percebeu que temos...
 
O comerciante deve sempre estar atento quando da celebração de negócios...
 
A resposta é sim! Rentabilidade, como você já sabe, é um...
 
É difícil formar uma opinião sem ter ido lá, sem ter...
 
Qual foi a palavra mais falada em 2013? Pensou? Não tem...
 
Se até 1990 o sonho de todos era conseguir um emprego...
 
Com a grande quantidade de Shoppings Centers e a concorrência cada...
 
Empatia é uma palavra pouco usada e pouco praticada. Especialmente no...
 
Grande parte do varejo brasileiro está insatisfeito com o software de...
 
O termo Bolha 2.0 já está démodé, mas seu significado está...
 
Fim de ano, hora do balanço. Como classificar 2013 para o...
 
Negócios geralmente nascem de alguma ideia do seu empreendedor para resolver...
 
Me lembro de ter estudado no colégio sobre os Três Poderes:...
 
Pautada em avançadas metodologias de Coaching, de uma forma didática descrevi...
 
A matemática, por ser declaradamente racional, é cruel. Ao contrário, a...
 
O Fôlego dos Contribuintes tão Prejudicados pela crise Internacional de 2008/2009....
 
A máxima do guru austríaco, Peter Drucker, continua viva, “Pense global,...
 
O Setor de Shopping Center vem crescendo consideravelmente. Em 2012 bateu...
 
O varejista que pretende direcionar suas vendas para o e-commerce deve...
 
O dia a dia do varejista é dinâmico e repleto de...
 
“Eles são otimistas, acreditam que podem fazer a diferença, têm espírito...
 
“Existem duas maneiras de aumentar vendas: vender mais para os mesmo...
 
Um dos grandes desafios que o empreendedor encara, logo no início...
 
Vamos lá, vou concordar: as agências digitais viraram dinossauros. É isso...
 
Está começando seu e-commerce e ainda não sabe como irá gerir...
 
Especialista em atendimento ao cliente explica como aproveitar as oportunidades de...
 
Nesta coluna falamos de empreendedorismo, termo conhecido como a capacidade de...
 
O sucesso interessa a você? O sucesso é algo vago para...
 
Com o envelhecimento da população brasileira, vários empreendimentos têm realizado ações...
 
O varejo é resultante da cultura de um povo. E esta...
 
O último trimestre do ano é especial para o varejo. É...
 
Você sabia que o polvo é um exímio estrategista? De acordo...
 
Mantém-se bem viva entre os brasileiros a mensagem explicitada através de...
 
É verdade que o mundo corporativo está imerso em um mar...
 
De acordo com dados recentes divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia...
 
A poucos dias dei uma palestra na Fnac do BH Shopping...
 
Entenda o que mudou no comportamento do consumidor nos últimos anos...
 
Definir quais são as principais inovações tecnológicas para o setor varejista...
 
Todo mundo concorda: o que queremos como consumidores é qualidade. Também...
 
Tem uma coisa que o consumidor brasileiro aprende rápido e conta...
 
Para falarmos de GESTÃO é fundamental tratarmos num primeiro momento de...
 
Hoje vamos falar um pouco de economia criativa, tema que será...
 
Com o crescimento acelerado das cidades, o aumento dos congestionamentos, dos...
 
Durante o Festival Internacional de Criatividade de Cannes deste ano, 100...
 
Desde que o e-commerce passou a movimentar bilhões (uma pesquisa recente...
 
A primeira resposta viável a esta pergunta do título é a...
 
Coaching é um processo! É o processo pelo qual visa elevar...
 
A evolução tecnológica chegou ao mercado varejista com uma velocidade impressionante....
 
Um pacato mercado que, na década de 70, crescia tranquilamente a...
 
Muito se fala em reforma tributária, aliás escuto isto desde que...
 
Performance no ecommerce não é apenas vender mais. É vender mais...
 
No atual cenário macroeconômico brasileiro, muito se fala dos desafios para...
 
Cada vez mais se torna nítida a necessidade de clareza na...
 
Que atire a primeira pedra aquele que nunca deixou de lado...
 
A agenda macroeconômica de 2013 tem sido bem agitada. Muitas emoções...
 
Algum tempo se passou desde que Henry Ford proferiu sua famosa...
 
Nunca é demais exaltar o papel do empresariado que, com o...
 
Conceituando: mídia social é tecnicamente um meio de interação social através...
 
Ainda dá tempo para surfar nessa onda. O canal de  vendas online ...
 
Se o atendimento presencial já é algo que requer treinamento e...
 
Uma série de artigos vai mostrar o que as empresas de...
 
As empresas brasileiras não foram acostumadas a trabalhar um posicionamento de...
 
O primeiro Shopping Center no Brasil foi inaugurado em 1966 na...
 
Cada vez mais, o mercado publicitário e as próprias empresas procuram...
 
Some title Some author
Some excerpt
 
Some title Some author
Some excerpt
 
Some title Some author
Some excerpt
 
Some title Some author
Some excerpt
Semana do Consumidor – Dica #3 Você está personalizando seu atendimento?...